Notícias


JORNADAS TÉCNICAS DA FESASS 2019



OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
A FESASS, Federação Europeia para a Saúde Animal e a Segurança Sanitária congrega no seio das suas organizações associadas mais de um milhão de agricultores que detêm ¾ do efetivo pecuário europeu. É uma organização de vocação técnica onde o principal objectivo é a defesa e a promoção do estatuto sanitário do sector pecuário da Europa. Nessa medida organizamos jornadas técnicas dedicadas quer à gestão de uma doença específica (Tuberculose, BVD, Paratuberculose, etc.) quer a questões mais abrangentes da gestão prática da saúde animal em animais de produção (Vigilância Epidemiológica).
Estas jornadas vão permitir que os responsáveis e os técnicos das organizações associadas se reúnam e partilhem informação, as suas experiências e os problemas vividos, além de disponibilizarem orientações e recomendações para ações de médio e longo prazo.

OBJETIVOS DAS JORNADAS TÉCNICAS DE 2019
Tendo em conta a realidade sanitária europeia, o Conselho de Administração da FESASS decidiu focar as jornadas técnicas de 2019 na implementação da Nova Lei de Saúde Animal estudando os pontos fortes e os desafios para os criadores e as suas organizações de saúde animal. Estas jornadas inserem-se numa lógica de continuidade relativamente às jornadas anteriores já que os participantes terão a oportunidade de fazer o ponto de situação sobre a Paratuberculose, o BVD e a Tuberculose através de um programa onde um grande espaço será reservado à partilha de experiências e de informação entre todos os participantes, em lugar de longas apresentações individuais.

ORGANIZAÇÃO PRÁTICA
Num contexto de emergências e reemergências de doenças animais cujas causas principais são o aquecimento global do planeta e o aumento dos movimentos transfronteiriços, os produtores pecuários da Península Ibérica estão particularmente expostos aos riscos de contaminação a partir do Continente Africano. A decisão de organizar estas jornadas técnicas em Elvas tem como objectivo conhecer melhor a produção pecuária, as atividades e as restrições sanitárias das nossas organizações associadas de Portugal e de Espanha. Trata-se também de permitir um contacto privilegiado e direto entre criadores e veterinários dos 2 países, já que Elvas, sendo uma cidade fronteiriça, oferece um quadro excepcional de condições favoráveis para atingir este objectivo.
A primeira sessão de meio-dia destas Jornadas será reservada e reunirá os responsáveis e técnicos das organizações associadas da FESASS. Sessão inteiramente técnica, acolherá cerca de 50 participantes, todos especialistas das grandes problemáticas da saúde animal na pecuária.
A segunda sessão, de um dia, será aberta aos criadores e veterinários portugueses e espanhóis. Deverão, portanto, participar entre 150-200 pessoas e acomodar a presença de representantes das autoridades politicas e administrativas destes dois Países (representantes dos Ministérios da Agricultura e das autoridades veterinárias competentes e parlamentares europeus).
As jornadas terão tradução em Inglês, Francês e Espanhol.
Será reservado um espaço aos patrocinadores que pretendam divulgar as suas atividades, serviços ou produtos.
À margem das Jornadas Técnicas, o GDS France (organização que congrega os ADS/OPP em França) organizará na manhã do dia 24 de Outubro, um workshop europeu dedicado à Besnoitiose com as diferentes organizações associadas da FESASS (estado do conhecimento, situação epidemiológica e ações em curso).
Agradecemos à Câmara Municipal de Elvas o seu importante apoio e a hospitalidade com que nos recebe.

As inscrições podem ser efetuadas através do formulário online disponível no site da FESASS ou serem remetidas para as OPP associadas das Uniões UADS do Alentejo e UCADESA, até ao dia 18 de Outubro de 2019. O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária para:
NIB: 0045 6390 4023 9688 0904 5
O comprovativo deverá ser remetido juntamente com a inscrição.
O valor da inscrição para a sessão de dia 25 de Outubro é de 30,00€.
 

Download: 1570694048_3933_1571152590.pdf_jornadas_elvas.pdf (4MB)
    •  Programa do evento

Link Relacionado: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenabAzKTCz2wJ2ceXG1ZR0RqruCuQSOu2pk_w4OEQmnYcDBw/viewform
    •  Formulário de Inscrição



Política de Privacidade   ::   Sugira o Site   ::   Adicione aos favoritos                                           
© APCRF 2008