Notícias


Evento Final EntoValor



O projeto EntoValor, após 40 meses de trabalho focados no papel dos insetos na economia circular aplicada ao setor agroalimentar, realiza no próximo dia 22 de novembro o seu evento final. O evento irá começar pelas 9h na Estação Zootécnica Nacional, Quinta Fonte Boa - Fonte Boa 2005-048 Vale de Santarém.

O dia 22 de novembro, será marcado por muitas novidades, sendo apresentados os progressos obtidos no âmbito do projeto e dinamizado com várias discussões entre diversas entidades do setor agroindustrial português e internacional.

O EntoValor é um projeto em co-promoção liderado pela EntoGreen e com a colaboração de mais quatro parceiros, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a AgroMais Plus, a Rações Zêzere e a Consulai.

Este projeto distingue-se, por se tratar de um dos primeiros a ser implementado no território nacional a esta escala. A unidade fabril que a EntoGreen pretende construir com o know-how gerado no âmbito do projeto, será, portanto, uma das primeiras a serem implementadas no mundo, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento económico da região e criando um setor produtivo e inovador no nosso país.

O EntoValor surgiu da carência de conhecimentos técnicos e científicos desenvolvidos, que permitissem a sua aplicação à escala industrial. Com este projeto foi possível o estabelecimento destes conhecimentos, através da realização de testes no terreno, da instalação de uma unidade piloto e de protótipos que possibilitem a valorização destes resíduos à escala industrial de uma forma eficiente.

Pelo exposto, os trabalhos desenvolvidos no decorrer deste projeto contribuíram para a transição para uma economia circular no setor agroalimentar que passa pela conversão de subprodutos vegetais, em matérias-primas secundárias, nomeadamente em novas fontes nutricionais para rações para animais e em fertilizantes orgânicos para os solos. Estes subprodutos são materiais de base biológica podendo apresentar vantagens ligadas à sua renovabilidade, biodigestão ou possibilidade de conversão.

 

Download: 84b720_1fff455d82494289ba369c6d7a8abc6d_1573465116.pdf (906KB)
    •  Programa do evento

Link Relacionado: https://www.entogreen.org/pt/eventos/evento-final-entovalor/
    •  Site do Evento, com programa e inscrições



Política de Privacidade   ::   Sugira o Site   ::   Adicione aos favoritos                                           
© APCRF 2008