Notícias


Seminário Internacional “Alimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios”



O Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) tem o prazer de co-organizar e acolher o Seminário Internacional Alimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios, que terá lugar em outubro de 2018. Este seminário marca o início da agenda científica do Grupo de Trabalho Transições Tecnológicas: Memórias, Saberes e Práticas, constituído no âmbito do Colégio F3.
  A articulação entre alimentação, saúde e ambiente expressa, de forma inequívoca, a base em que assenta a relação milenar homem / natureza. Privilegiando uma abordagem multidisciplinar, este encontro pretende ser um fórum de discussão em torno das questões básicas do quotidiano das comunidades humanas, em especial as que respeitam à alimentação e à saúde e bem-estar na sua relação com o ambiente, considerando, por um lado, uma perspetiva de análise histórica que contemple diversidades geográficas, culturais e tecnológicas e, por outro, os desafios atuais face à globalização, à escassez de recursos, à sua sobre-exploração e às inovações tecnológicas para superar as dificuldades e / ou as consequências negativas dessa exploração.

  Ao longo dos séculos, a sobrevivência e o desenvolvimento das comunidades humanas dependeu da sua relação com a natureza e das estratégias utilizadas para o aproveitamento dos recursos naturais. O processo de apropriação e domesticação da natureza foi progressivo, englobando procedimentos de recolha de lenhas para aquecimento e iluminação e de caça e recoleção de plantas e ervas para fins alimentares e medicinais, antes do desenvolvimento de práticas agro-pastoris e técnicas destinadas a assegurar a sua eficácia.

  O aumento da população, a necessidade de organizar e gerir espaços rurais e urbanos e o processo de industrialização introduziram fatores de desequilíbrio nesta relação. Posteriormente, as políticas imperiais e coloniais transformaram-na em conflito potenciador de segregação e desigualdades sociais, com implicações diretas no acesso a bens e serviços essenciais e pondo em causa direitos hoje considerados fundamentais.

  Ao longo do tempo esta relação constitui-se como espaço privilegiado onde conhecimento, técnica, ciência e poder se interpenetram, refletindo percursos marcados por inovações, adaptações e mudanças profundas, devido não só à curiosidade e às necessidades humanas e aos interesses políticos e económicos, como às mudanças ambientais que os condicionam ou deles resultam; todos eles contribuindo para moldar e configurar o mundo tal como o conhecemos hoje. Um mundo em que a maioria dos países sobre utiliza os recursos de que dispõe para atender às necessidades básicas das suas populações, tornando cada vez mais necessário encontrar alternativas para o uso racional e sustentado dos recursos do planeta.

  Neste contexto, incorporando a componente das memórias, saberes e práticas tradicionais, pretende-se igualmente chamar a atenção para a importância dos arquivos e da recuperação interdisciplinar da informação histórica e o seu contributo para repensarmos ações e comportamentos no sentido de ajudar a solucionar ou minimizar alguns dos problemas actuais e contribuir para um Futuro Inteligente. Assim, daremos especial atenção às soluções encontradas pelas comunidades, ao longo do tempo e em função das suas especificidades, em particular no que respeita à água e ao saneamento, à irrigação e distribuição de espécies alimentares, à organização e gestão das zonas rurais e dos espaços urbanos ou à relação alimentação-saúde, esperando deste modo estimular também a discussão sobre tecnologias, sustentabilidade e direitos humanos.

  A associação do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) a esta reunião permitirá a apresentação de uma exposição de documentos de arquivo relacionados com os tópicos da conferência, exposição que será objeto de visita durante o encontro.
 

Download: programa_provisorio_1538475271.pdf (307KB)
    •  Programa provisório do evento

Link Relacionado: http://www.centrodehistoria-flul.com/semintasasd.html
    •  Site do evento



Política de Privacidade   ::   Sugira o Site   ::   Adicione aos favoritos                                           
© APCRF 2008