História

Home  > APCRF > História

A A.P.C.R.F. foi fundada em 1973 por um grupo de criadores de bovinos de Raça Frisa, tendo como objectivo a defesa dos interesses dos produtores de leite.
É a organização reconhecida e representante dos criadores na Confederação Europeia da Raça Holstein Frísia. Com a finalidade de assegurar o melhoramento da raça Frísia e o apoio à produção de leite, promove as seguintes acções:
– É entidade receptora do SNIRB;
– Promove a inscrição dos animais nacionais de explorações aderentes ao L.G.P.R.B.F., bem como de todos os bovinos importados com o respectivo Certificado Genealógico;
– Promove a Classificação Morfológica segundo as recomendações da Confederação Mundial da Raça Holstein Frísia;
– Organiza o Concurso Nacional da raça Holstein Frísia, apoia e colabora na realização de concursos regionais e concelhios;
– Promove leilões de animais de raça Frísia e realiza colóquios para esclarecimento de vários assuntos de interesse e actualidade;
– Participa em diversas Comissões Consultivas e grupos de reflexão onde são debatidos, discutidos e decididos alguns aspectos relativos ao sector, nomeadamente no que relaciona com Quotas Leiteiras;
– Desde 1991, dispõe de um departamento composto por técnicos de formação superior e que prestam assistência em diversas áreas como:
  • Classificação Morfológica;
  • Processo de Inscrição no L.G.P.R.B.F.;
  • Informações genéticas e emparelhamentos dos efectivos;
  • Candidaturas a subsídios;
  • Alteração de quota leiteira;
  • Efectua acções de formação com cursos de Inseminação Artificial, Tratamento de Patas e Cursos de Juízes;
  • Serviços de informação diversa e publicação da revista "A Vaca Leiteira ";

O LIVRO GENEALÓGICO

Pela portaria nº1083/91 de 24 de Outubro foi conferida à A.P.C.R.F. a gestão do Livro Genealógico Português da Raça Bovina Frísia (L.G.P.R.B.F.).

O Livro Genealógico tem por fim assegurar a pureza da raça, concorrer para o seu progresso zootécnico e favorecer a criação e difusão de bons reprodutores. Nele são inscritos todos os dados relacionados com as genealogias, classificações morfológicas e produções de todos os animais da raça Holstein – Frísia. O Livro Genealógico é o suporte dos trabalhos de Melhoramento Animal.

Ao solicitar o pedigree de um animal, este trará a informação da sua ascendência e das produções da mãe e avós do animal, atestando assim a sua qualidade genética.
Assim, um animal inscrito no LG, terá um valor acrescido pois possui uma certificação do seu valor genético. Esta é também uma forma de assegurar aos compradores a qualidade dos animais.


A CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA

A classificação morfológica é necessária para:
1. Utilizar a informação nos programas de melhoramento: uma vez que os touros são avaliados pela classificação morfológica das suas filhas, podemos sempre emparelhar um touro que melhore os defeitos de morfologia da vaca.
2. Controlar o melhoramento do efectivo: quando os resultados da classificação são usados como instrumento de trabalho e de comparação, é fácil controlar o progresso de geração em geração.
3. Comparar com as companheiras de estábulo: pelo facto de o Classificador não trabalhar só com as suas vacas, ou de estar diariamente em contacto com elas, permite que estas sejam avaliadas de forma objectiva.
4. Dar aos futuros compradores uma ideia concreta e universal dos animais: a pontuação final é de grande importância na hora de vender animais e tem uma importância muito significativa para os futuros compradores. Esta é a forma oficial (e também a mais correcta) de descrever os seus animais a outro.
5. Para a venda dos animais pelo pedigree: nos certificados genealógicos a classificação, o registo das produções e os indexes são elementos essenciais para a avaliação de um animal ou da sua descendência.


VANTAGENS DOS ANIMAIS INSCRITOS NO LIVRO GENEALÓGICO

A informação de um animal só fica completa aliando a classificação morfológica, que atesta a qualidade de conformação e das características raciais do animal, com o contraste leiteiro, que fornece a informação sobre a produção leiteira desse animal.
Aliando estes os registos, obtém-se a informação necessária para levar a cabo um programa de selecção e melhoramento de um efectivo.

Os registos que o Contraste Leiteiro fornece mês a mês e a Classificação Morfológica, aproximadamente de ano a ano são fundamentais para gerir uma exploração e definir a estratégia a seguir para obter animais mais rentáveis.
O pedigree inclui a descrição e identificação dos seus ascendentes e as produções da mãe e das avós. Torna-se então fácil de compreender que os animais registados no Livro Genealógico terão sempre um valor adicional,  pois o pedigree  garante aos potenciais compradores a a qualidade do seu produto.
Para compensar todo o esforço no melhoramento animal, os governos da maior parte dos países evoluídos, estabelecem conforme as necessidades e os ciclos, medidas compensatórias. Em Portugal, lembramos as compensações nos abates sanitários para animais registados no Livro Genealógico e os subsídios para vendas em leilões públicos.




Política de Privacidade   ::   Sugira o Site   ::   Adicione aos favoritos                                           
© APCRF 2008